Imediações
é um projeto que aspira à continuidade por meio de outras edições, e propõe a realização de atividades multidisciplinares, tais como seminários, palestras, exposições, mostras de vídeo, publicações e etc., que objetivam, de maneira geral, ampliar e qualificar o acesso do público à produção atual de arte, bem como aprofundar as discussões acerca de suas principais questões.

Em sua primeira edição o projeto Imediações enfocará a obra do escritor e crítico de arte Wilson Coutinho, que, falecido em 2003, nos deixou importantes textos críticos, contos e poesias, em parte inéditos, ou desarticulados em publicações alocadas em arquivos particulares e institucionais. Partindo do amplo universo de sua atuação, a temática que orienta de forma geral a presente edição refere-se à crítica de arte e suas imediações.

Desde meados da década de 1970 Coutinho acompanhou sistematicamente o trabalho de importantes artistas brasileiros, entre eles Iberê Camargo, Cildo Meireles, Carlos Zilio, Rubens Gerchman, Miguel Rio Branco, Daniel Senise, Antonio Manuel, Artur Barrio, Adriano e Ângelo de Aquino, entre outros; manteve colunas nos principais periódicos do país, tais como, Jornal do Brasil (onde criou o caderno Idéias), O Globo, Folha de São Paulo e revista Veja; atuou em importantes instituições tais como o MAM-RJ, do qual foi curador, e a RioArte, onde coordenou durante 10 anos (1993-2003) a edição de suas publicações. Para viabilizar o acesso à sua produção foi realizada extensa pesquisa, que resultou na edição do livro Imediações: a crítica de Wilson Coutinho, que reúne parte de suas críticas e ensaios, sob a organização de Izabela Pucu.

Para apresentar a produção dos artistas sobre os quais Wilson Coutinho escreveu será inaugurada, em parceria com o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, a exposição "Imediações críticas", que reúne trabalhos da coleção particular de Coutinho, das coleções do MAM-RJ e de Gilberto Chateaubriand, sob a curadoria de Reynaldo Roels.

Tendo em vista o enfraquecimento da crítica de jornal, e a criação de espaços alternativos para o seu desenvolvimento, faz-se necessário o debate acerca dos limites e da inserção da crítica de arte na constituição do trabalho do artista, bem como do papel que desempenha atualmente na formação do público. Nesse sentido, será realizado o seminário "Arte, crítica: imediações", conforme programação geral abaixo.